Você conhece os impactos dos objetos de plástico no meio ambiente?
O plástico está tão presente no nosso dia a dia que raramente paramos para pensar no quanto ele prejudica a natureza.
Saiba que os efeitos dele podem ser muito piores do que imaginamos!
Por isso, em 2018, a ONU (Organização das Nações Unidas) iniciou um movimento de conscientização global.
Segundo a organização, a poluição causada pelo descarte de objetos de plástico é um dos grandes desafios da atualidade.
A primeira providência é alertar as pessoas sobre a gravidade do problema. Assim, selecionamos seis informações chocantes sobre o assunto com base em um estudo publicado pela renomada revista científica norte-americana Science.
1. O plástico pode levar mais de 400 anos para se decompor.
Como boa parte do lixo produzido pelas pessoas demora muito para se decompor e não é destinado para reciclagem, o mundo vive hoje a falta de espaço em aterros sanitários.
Com isso, proliferam-se os lixões a céu aberto, contaminando a água dos rios e lençóis freáticos, o que compromete a nossa saúde. Um levantamento da Abrelpe (Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública) realizado em 2017 mostra que o Brasil possui quase 3 mil lixões ou aterros irregulares — o que impacta a qualidade de vida de 77 milhões de brasileiros.
Em algumas regiões, a situação é alarmante. No Estado de Alagoas, por exemplo, 95% do lixo produzido pela população é abandonado em áreas inadequadas.
O plástico no meio ambiente também pode dificultar a decomposição de outros resíduos, reforçando ainda mais a superlotação dos aterros sanitários.
Comentários
Postar um comentário